quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Antes do Pôr do Sol

Outro dia esta revendo o filme Antes do Pôr do Sol pela enésima vez e resolvi escrever este post.

Veja o trailer aqui
Eu simplesmente adoro aquele filme: Pelo formato em que foi gravado (parece que não teve cortes!), pelo tema abordado (romance, re-encontro...), mas principalmente pelo conteúdo. Ele poderia ser apenas daqueles filmes românticos que no final dá tudo certo, mas vai além.

Discute o quanto um romance mal-acabado pode influenciar a vida emocional dos envolvidos, aborda casamentos por conveniência e a responsabilidade que isso trás, aborda questões profissionais e éticas, a capacidade de amar, o desejo de reviver momentos únicos e até política internacional!

De tudo, o que mais me chamou atenção foi o que a francesina Celine diz quando está no carro, indo para casa de carona com o seu sempre-amado Jesse, que voltará para a América. Ela afirma que já ensinou o que é amar para muitos dos seus namorados, mas que não se encontrou ainda (tudo bem, literalmente não é isso, mas estou no trabalho e não tenho como rever a frase correta, ok? Me perdoem!!!).

Queridas e queridos, eu já falei praticamente a mesma coisa! E caí na gargalhada (e depois no choro...) na primeira vez que vi a cena!

Quase todos os meus "ex'es" estão muito bem, obrigado, casados, com filhos e tudo mais. E eu...

Acredito piamente que o mais importante é a capacidade de amar, não de realizar o amor. Sei que é complicado, diferente, mas fico tão contente ao encontrar uma pessoa que amo feliz com alguém (depois de um tempinho de luto, claro, porque tenho sangue nas veias), que realmente não me incomodo.

Eu sei. É esquisito mesmo. E muitos dos meus amigos não conseguem compreender esse meu jeito.

Já tive várias oportunidades de casar (acho que contei aqui, né?), mas nunca segui adiante. Já morei junto... Mas, talvez, como Celine, esteja esperando meu Jesse do passado, presente ou do futuro aparecer. Será?

Num sei! O que realmente sei é que tenho total capacidade de amar! E isso, para mim, é o mais importante. Encontrar alguém (legal, cúmplice, que busque intersecção e tudo mais que já falamos por aqui) é importante, mas não fundamental.

Sozinha ou Acompanhada, quero ser feliz!

O que acham? Sou doida né?

Um cheiro,
Zoe

13 comentários:

  1. Somos, Zoe!
    Mas amar é assim!
    Quando a gente ama mesmo, quer ver o outro feliz... Mesmo que nós não sejamos a "autora" desta felicidade toda.
    Que dói, no início, sim...
    Mas depois que o "calor do momento" passa, é bacana! E eu torço também!
    Esperar é bom... Para mim é um "inferno"!
    Hahaha!
    Não consigo esperar!
    Quero o "meu recheio" logo!!
    Beijocas da doidinha que sempre as visita e adora!

    ResponderEliminar
  2. Ah...
    Eu também fico reflexiva qdo assito esse filme... Puxa vida!

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. eu adoro esse filme tb... e todos do genero.. a casa do lago me deixou bem emocionado tb! bjokas!

    ResponderEliminar
  4. Zoe,

    Gosto quando vc diz que tem capacidade para amar. Disso eu não duvido. A gente tem tb que criar oportunidades para se abrir pro Jesse aparecer, hahaha. Eu gosto desse filme. Não me bateu taaanto assim, mas gostei. Acho nobre e bonito querer o bem do ex. Também penso assim, embora a gente saiba que nem sempre isso é possível. Mas não gosto de viver do passado. A gente tem que seguir adiante. Não sou amiga de ex. Apenas tenho boa convivência, carinho. Mas isso não é amizade. Achei lindo vc dizer que ter capacidade de amar é mais importante do que realizar o amor. Não concordo tanto assim. Acho que o mais importante é realizar o amor, mas claro, sem capacidade, fica difícil. Adorei o texto.
    Beijocas

    Irma (com o problema no computador da firma, hahaha)

    ResponderEliminar
  5. Adoro esse filme. Já vi várias vezes também. Tão romântico!

    ResponderEliminar
  6. Amo esse filme!!! E a primeira parte, "Antes do Amanhecer", também.

    Fique tranquila, Zoe. Loucas somos todas!!! Hahaha!!! Acho que estar aberta ao amor é o mais importante. Quando chegamos nesse ponto, o resto vem por consequência.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  7. Zoe,
    vc se mostrou amorosa, nobre e vai encontrar o Jesse da sua vida, mas dá uma chance para ele aparecer, vai? Exercite a sua capacidade de amar, por que não? Agora, não faça como eu, exercite com alguém que também queira dar amor e não apenas receber. Tem que existir troca.
    E seja feliz sempre, sozinha ou acompanhada!!
    bjkas
    Beatrice

    ResponderEliminar
  8. Não acredito que ainda não vi esse filme, logo que eu, louca-apaixonada por comédias românticas ou não tão românticas assim.
    Tem coisas que para os outros parecem estranho, mas que para nós mesmos faz tanto sentindo, que não vale a pena ficar se condenando.
    E se fosse é feliz do jeito que é, isso basta.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Queridíssima Zoe....
    Somos todas... doidas e santas....
    Amei o post, lindo romântico e delicado como você!
    Acreditem ou não não vi esse filme ainda!!!! Helloooooo... vou já alugar!
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  10. Sem muitos comentários pois senti o texto como perfeito, cheio de maturidade no que diz repeito ao que se quer e também ao que se sente quanto aos ex es e quando se encontra um amigo feliz... que gostoso ler isto!! O que mais me deixa feliz nestes meus 45 anos é ter a certeza que o amor que sinto está dentro de mim mesma... independente do ser amado!! beijinhos Li

    ResponderEliminar
  11. Oi Zoe
    Então, eu também me pergunto "e eu"?
    Pois é, flor, isso não é doideira não, é a vida.
    Beijo
    Kézia

    ResponderEliminar
  12. OI querida. Hoje mesmo recebi um e-mail de uma amiga falando sobre o assunto. Ela teve uma crise de pânico e não conseguiu vir para Sampa, já que mora em Salvador, e associou isso ao fato de ela não estar casada, com filhos, etc, etc. Ela é das pessoas mais amorosas que conheço. Bem eu simplesmente amei o que vc escreveu sobre a capacidade de amar. E outra eu acho que essas situações de vida diferentes sempre acontecem com as pessoas que eu acho que são as mais fortes e talvez seja justamente por essa grande capacidade de amar que as fortalece.
    A vida tem tantos belos segredos, às vezes sussurrados beem baixinho, só escutados pelo coração. Com amor
    Flávia

    ResponderEliminar
  13. Zoe, e mais. Curti tanto sua resenha que comprei este filme para dar de presente. Depois te trago o feedback.
    Beijo
    Kézia

    ResponderEliminar