terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A viagem para Paris Cida!!!!
Claro que meu retorno tinha que ser com esse post! A promessa foi minha! E fomos as 4, Zoe, Irma, a mãe dela e eu pra Aparecida do Norte, que carinhosamente de agora em diante apelidamos de Paris Cida! E foi maravilhoso! Isso mesmo, maravilhoso! Aqui ao lado vemos a foto da Basílica Nova, linda e magnífica.     


Eu não tenho mais religião, apesar de ter sido criada Católica, ter estudado em colégio Católico ( o que gostei muito, aprendi muito, tive ótimos amigos, limite, boa educação e contrário aos contos, nenhuma freira maldita pegando no meu pé! Na verdade elas foram ótimas, eram humanas e caridosas e me ensinaram muito, de certa forma, mulheres admiráveis!), ser de uma família ultra religiosa (minha mãe é filha de Maria e legionária!), talvez  por uma inquietação interna minha e decepção e uma cabeça pensante que questiona muito, desisti de ter uma religião. Não sigo nenhuma, não acredito em nenhuma e de certa forma acho todas ABSOLUTAMENTE MACHISTAS!

Mas sou religiosa, tenho minha religiosidade! Rezo! E pasmem, dentro de minha fé católica que fui ensinada.
Não vejo nada de errado com minha fé! Tenho algumas restrições a alguns santos, como São Paulo, por exemplo que era um machista incorrigível, mas tudo bem, eu relevo! Atualmente rezo dois terços (sabe aquele das dez Aves-Maria intercalado pelos Pai-Nosso e no final a Salve Rainha???) toda vez que faço caminhada e rezo muito e com muita fé! E também faço promessas! E sou boa nisso! hahahaha.... e faço pra minha querida "Nossa Senhora Aparecida" de quem sou muito devota! Nossa Senhora do Brasil! Negra! Pra mim, uma representação do negro feminino (como expliquei à Zoe, quando estávamos quase em frente à estátua!), da força e da luz do feminino, pela representação do Negro! Acho super simbólica! E depois gente, ela me atende! Eu recebo meus milagres, e quando peço algo absurdo...ela me ignora e com razão... Minha Pretinha que eu adoro!!!! Então é assim minha relação com Nossa Senhora Aparecida - totalmente íntima! Ela é minha parceira, amiga, mãe, confidente e entende minha alma de mulher! E lá , em Aparecida, somos todos iguais, todos absolutamente iguais! Quando se olha o povo e a massa somos todos um! Puramente! Muito lindo!

Vocês que nos seguem se lembram de que a mãe da Irma foi diagnosticada com câncer. Teve uma batalha "boa". Venceu bravamente! E eu fiz minha promessa. Quando ela se curasse e terminasse o tratamento iríamos, ela , a Irma, a Zoe (que também foi alvo de algumas promessas que a santa atendeu como lhe pareceu melhor!!! hehehehe...) e eu para Aparecida!

Esta é uma foto do altar da Igreja que fica no centro! Está tudo muito lindo e radiante! A cada ano a igreja fica mais linda!

Essa minha fé com a Aparecida se deu através dos anos. Meu pai, que eu adorava, era um devoto fervoroso dela. Eu tenho um irmão epilético, e quando ele era criança e teve várias crises, meu pai fez uma promessa pra Santa que todo ano até ele completar 18 anos o levaria à Aparecida e assistiriam uma missa. Meu irmão se curou e obviamente fez o tratamento neurológico também, afinal com todo o desenvolvimento da ciência não se pode pedir à Santa que faça tudo. Temos que fazer nossa parte também. Assim como a mãe da Irma fez a parte dela e todo o tratamento! Ela faz a parte dela e nós fazemos a nossa.

Meus avós maternos se casaram em Aparecida e meus pais também! Teve um festão!!! Tudo lá em Aparecida, e o álbum de casamento dos meus pais era lindo e todos esse momentos tão significativos pra minha família foi testemunhado pela Santa Cidinha! (aliás nome de minha avó materna que eu adorava!!!). Gente conecção total! Certo? Então o que mais me fascinava nela era o fato de ser negra! Eu sei toda a história da madeira negra etc... mas pô, isso no Brasil é o máximo de transferência de identidade Nacional!
E eu amo isso na gente, nesse Brasil eclético e que se reinventa mesmo na tradição religiosa! Só nós aqui no Brasil temos uma Nossa Senhora Negra e eu acho isso o máximo. E, sabe, Nossa Senhora é a cara da bondade!!!! Adoro também ouvir a música do Roberto Carlos sobre Nossa Senhora, rezo junto cantando!

Então fomos depois de um café da manhã bem saboroso lá em casa e estávamos as 4 no maior alto astral e bom humor! Ouvindo Adele!!!! hahahahaha....  Eu não tinha o CD do Roberto, só tem na cas da minha mãe, mas estou pensando seriamente em comprar! Era como se a própria santa estivesse no meio de nós! Foi tão legal!  E lá rezamos, passamos em frente da Santinha no seu lindo altar de ouro, choramos de emoção pois minha querida amiga se curou, fomos à sala dos milagres, fizemos pedidos, fomos à sala das velas, acendemos as nossas, fizemos até umas comprinhas. Afinal temos que ajudar aquela Igreja a ser terminada e a economia da cidade! Somos cidadãs!

Mas o importante mesmo é que o que une as pessoas e nos faz fortes e felizes é muito maior que coisas e bens. São momentos, momentos e sentimentos e felicidade e graças compartilhadas. Rezamos e marcamos missas a serem rezadas e pedimos novas graças e muito amor, paz e alegrias em nossos corações! E divido isto hoje com vocês aqui e para que no ano de 2012 todos tenham motivos pra agradecer, pra se emocionar e dividir com as pessoas que gostam e curtem, seus amigos e familiares tudo de bom que a vida nos dá!

Muito amor pra vocês, e que a Cidinha minha querida santinha preta, esteja junto com vocês sempre!
Amém!

beijocas,

Mari

6 comentários:

  1. Também já fui a Aparecida e já fui muito católica também... acho que o processo evolutivo nos faz ver que a fé transcende qualquer religião!!

    Adorei seu relato, porque hoje eu sou uma espiritualista de mão cheio e também faço as minhas promessas!

    Que a nossa mãe negra, nos ilumine e nos oriente em 2012!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Querida Mari,
    bem sabe vc que não sou nada religiosa. Também tenho a minha fé e procuro achar algo que me guie - seria bom, mas não é absolutamente necessário.
    Para mim, essa viagem significou muito. Sua fé, a amizade de nós três, os pedidos (atendidos ou encaminhados para aprendizado, como no meu caso), sua emoção, minha emoção, os desejos de nos 4.
    Mas acima de tudo uma coisa me chamou atenção. Na sala dos pedidos (ou melhor em todas as salas de pedidos - pq são várias né?), eu só agradeci pelos meus amigos e minha família. Durante todo o tempo, pessoas queridas passavam na minha mente e algumas coisas, situações, saltavam. Foi singular. Muito bom! Muito bom mesmo!!!
    Obrigada!

    um cheiro,
    Zoe

    ResponderEliminar
  3. A última vez que fui a Aparecida eu deveria ter uns 12 anos. Ainda era cristão: um desconfortável católico.

    Lembro que achei a experiência deprimente e que o que salvou a viagem foi a linda loirinha que me fez companhia ao longo de toda a viagem.

    Ainda hoje me nego a acompanhar qualquer pessoa a essa catedral (ou qualquer outra, na verdade).

    Para se ter uma idéia, estive em Roma, mas me neguei a conhecer o Vaticano e a basílica de San Pedro.

    Mas devo admitir que a verdadeira religião é o amor e tudo quanto fazemos com amor está acima do bem e do mal (como diria Nietzsche) por isso merece aplausos saber o quão bonito foi esse momento de integração entre vcs.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Antônio Marcos.... quem sabe um dia vc topa ir junto comigo????hehehehe....

    ResponderEliminar
  5. Que lindo post!!!!
    Obrigada por me lembrar de que tenho uma outra Mae no Ceu. Já estou me programando para fazer uma visita para Ela logo no comecinho de 2012!=]

    ResponderEliminar
  6. saudade de vc, Mari! Ano louco este, hein? Rsrsrs! Tudo de melhor pra vcs! Beijocas!

    ResponderEliminar