quinta-feira, 17 de março de 2011

Teorias sobre o mundo de hoje (e de amanhã)

Muitas são as teorias sobre os acontecimentos climáticos dos últimos anos. Terremotos, ciclones, aumento na temperatura, gelo derretendo nos pólos, mudanças no eixo da terra. Tanta coisa que até assusta! E quais as consequências de tudo isso? As teorias vão das mais caóticas, que apontam para a destruição parcial da terra nos próximos sete anos, até uma linha que afirma ter um certo exagero nas afirmações sobre o aquecimento global ou aquela sobre a estrela Anã Marrom, que está se aproximando do planeta.

Uma andorinha pode "fazer o verão"!
Mas a verdade é que provavelmente estamos no meio desse "oito ou oitenta". Ou seja: pode não ser o apocalipse, mas que a coisa não anda muito boa e a tendência é de piorar, não temos como negar. Afinal, a população mundial só cresce, a produção agrícola talvez não acompanhe esse crescimento, a água está ficando escassa, o sol mais forte e a discrepância entre ricos e pobres é enorme!

Falando sobre o Brasil, muita coisa já está em andamento nos grandes centros, mas a situação é caótica. A água potável, onde existe, é muito desperdiçada (chega a 40%). Lixo é algo ridículo: num país antagônico como o nosso, onde a pobreza é enorme e a riqueza ainda hiperconcentrada, apesar de alguma melhora, nosso lixo é altamente orgânico, com muita comida boa jogada fora, e altamente reciclável, além de ser disposto em locais inapropriados que contaminam o solo e os lençóis freáticos. O aquaduto Guarani, que corta parte do país e é considerado a maior reserva de água doce do mundo, parece que até já está contaminado. Enquanto Curitiba já foi considerada pela ONU uma das cidades mais limpas do mundo, Recife, por exemplo, convive com uma periferia imunda e inundada pelo esgoto (e São Paulo, a maior cidade da América Latina, também não fica atrás).

No mundo, a bagunça é a mesma. Na Alemanha, você já nasce em um país politicamente correto com relação ao meio ambiente, diretos humanos e muitas outras coisas. Em Angola, as pessoas fazem cocô em uma das avenidas mais trafegadas de Luanda, num local popularmente conhecido como "gagódromo". Enquanto os ricos pagam mais ou menos US$ 100 por um almoço médio, muitos dos garçons não tem o que comer e chegam a desmaiar de fome na cozinha do restaurante. Eu estive lá e vi, não é brincadeira. Lá é "olho por olho, dente por dente". E é fácil entender o porquê.

Mas vocês já sabem de tudo isso e, sinceramente, estou sendo superficial em todos os pontos (afinal, se aprofundasse viraria uma tese de tanta coisa que poderia ser falada!). O que importa mesmo é saber o que nós, simples humanos de um país sempre "do futuro", podemos fazer.

Não sei se muita coisa, mas acredito que podemos mudar o ditado popular que diz "uma andorinha só não faz verão". Que tal começarmos a falar "uma andorinha só traz o início do verão"? E além de falar, fazer. Colocar em prática tudo o que já sabemos sobre meio ambiente e avançarmos atrás de mais informação e cidadania. Cobrar os políticos e ensinar de verdade os mais jovens.

Sabiam que se a corrupção no mundo fosse reduzida a 10% e o dinheiro utilizado corretamente, não teríamos mais miseráveis na terra?

A tendência de os próximos anos serem mais complexos é forte. Então precisamos ser mais fortes ainda e acreditarmos que vamos superar tudo isso com mais organização e cidadania.

Esse post é mais um desabafo do que qualquer outra coisa... Saudade da terra da garôa, das coisas simples, mas é preciso reconhecer: a falta de consciência nos levou a chegar nesse estágio e teremos que trabalhar muito (real e espiritualmente) para mudar o cenário futuro.

Um cheiro, com muita vontade e esperança,
Zoe

7 comentários:

  1. Ehhhh só nos resta a esperança.... preciso de ti lah no blog para comentar um post super importante e ver o q vc acha, amigaAAA
    saudades de tiiii
    NOVIDADE: tem uma sala de chat lá no blog, te convido a participar...
    Bjks em seu heart, Vanessa Ramos
    maquiagemehtudo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oi Zoe, as coisas estão de mal a pior mesmo. Desde o clima até o comportamento,tudo leva a crer que estamos perto do fim.
    E ao invés do salva-se quem puder, deveríamos mesmo é tentar salvar-se a todos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Zoe,

    Preocupada com o que, se o mundo não passará de 2012??? rsrsrs

    Outro dia li uma frase engraçada: "O ser humano é o único animal que pensa que pensa." Engraçada mas verdadeira! Afinal, quanto mais rico um país mais educada e culta é sua população e mais consciente ela deveria ser, certo? Errado!

    Veja o caso citado da Alemanha: cada pessoa gera cerca de 564 Kilos de lixo não reciclável por ano. Mais ou menos 1,8kg por dia, muito além da média brasileira que é de 500g.

    Quanto mais rico o país mais sujeira per capita ele produz. Vejamos o caso da Europa:
    1. Noruega: 824
    2. Dinamarca: 801
    3. Irlanda: 786
    4. Chipre: 754
    5. Suíça: 724
    6. Luxemburgo: 694
    7. Malta: 652
    8. Holanda: 630
    9. Áustria: 597
    10. Espanha: 588
    11. Reino Unido: 572
    12. Islândia: 566
    13. Alemanha: 564

    Nas Américas o EUA é líder: 1.168 kg por ano per capita ou seja 3,20kg.

    Os países mais ricos do planeta são justamente aqueles que mais extraíram, saquearam ou colonizaram os países pobres.

    Além disso são os que mais se beneficiaram diretamente da venda de matérial bélico, da lavagem de dinheiro oriundo de dorgas e corrupção em países pobres e também são os mais alimentados pelas empresas subsidiárias nesses países pobres (o Brasil é o país que mais divisas remete para as matrizes das motadoras tendo a maior margem de lucro no mundo para tais empresas)

    Noutras palavras, esses países de gente "consciente" são justamente aqueles países que - em nível global - mais desgastam, ainda, dos recursos naturais e mais se beneficiam com pobreza e com a desgraça alheias que, no fundo, procuram manter.

    De outro lado, ser humano é o mais habilidoso com a mente entre os outros animais mas, não senegane, apenas para fins instrumentais porque, de resto, não compreende um palmo à frebte do nariz.

    Ele próprio é mero instrumento da natureza para operar transformações no mundo como o conhecemos. Nada é para sempre. Nem nós seremos.

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo com o Antonio Marcos parcialmente, pois acredito que o homem de hoje é muito melhor que o de ontem e tb acho que o Brasil e mesmo São Paulo apesar das dimensões dos problemas devido ao crescimento melhorou e muito! Acho que a mentalidade das pessoas está sim mudando e não gosto nada desse clima apocalíptico que alguns querem nos fazer acreditar. Acredito que hj pensamos mais socialmente do que no passado, e sim que podemos mudar as coisas com uma rapidez vertiginosa haja vista todas as mudanças tecnológicas das últimas décadas. Quanto a agir localmente e pensar globalmente estou com você. E acredito mesmo que apesar dos percalços naturais que estamos passando, apesar deles terem sempre existidos, hoje nossa proximidade devido à tecnologia nos lança em outra dimensão de conhecimento. Não estou negando os desafios a que estamos submetendo o mundo natural, contudo transformação sempre foi a norma.
    Sou muito otimista em relação ao nosso futuro e em como a humanidade existirá no mundo nos próximos milênios!
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  5. Caríssimos,
    é sempre bom uma polêmica, não?!

    Todas essas questões não são simples e estão interligadas. Uma coisa depende da outra e, como a Mari disse, também acho que o homem de hoje é muito melhor do que hoje. E a tecnologia pode ajudar, mas não é garantido.
    Também concordo com o Marcos... infelizmente nada é como gostaríamos. Falta um senso geral de coletividade!
    Não acredito que o mundo vá acabar - sempre estamos mudando, certo Mari? -, mas a que preço? Essa é a minha indagação...
    E se pudermos plantar uma "sementinha", já fico mais feliz!

    Um cheiro,
    Zoe

    ResponderEliminar
  6. Você tem toda razão, Zoe, se aprofundarmos a reflexão, algumas teses seriam possíveis. E também penso que falta cidadania, no sentido mais completo da palavra. Cidadania enquanto consciência de cada um; Cidadania enquanto Estado provendo e Cidadania enquanto consciência de coletividade! Em outras palavras, falta Educação!

    Meu carinho!

    ResponderEliminar
  7. Falta muita educação!!!!

    ResponderEliminar