quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quem precisa de psicólogo?




Eu sou ab-so-lu-ta-men-te a favor de terapia. Acho que o Lula e a Dilma poderiam criar o bolsa-psicólogo pra população ter acesso a um tramento digno de saúde. Porém, muita gente é contra sem nunca ter colocado os pés em um consultório.

Tenho uma amiga que acabou de levar um pé na bunda do namorado. O cara terminou o namoro de quase oito anos, sem dar muitas explicações. Ela, depois de ficar mal, claro, sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Graças a Deus! Por outro lado, fico apreensiva quando ela diz pra mim que "não precisa e nunca vai precisar de terapia", sem nunca ter tentado saber como é.

Muita gente tem preconceito e acha que terapia é pra "louco", pra "gay", pra quem está "depressivo", pra quem é "bipolar". Pura bobagem. Terapia é algo caro, muito caro, mas com um retorno garantido. É a chance que a gente tem de cavar coisas que ficam lá no nosso subterrâneo, bem escondido, de descobrir a enfrentar nossos medos, de aprender a perdoar, de tentar mudar conceitos e defeitos. E engana-se muito quem diz que "terapia" é pra quem não tem amigos. Ter amigos é fundamental e indispensável. Mas não substitui terapia. Quem já fez, sabe do que estou falando.

Existem segredos, processos internos que nem pro nosso melhor amigo a gente consegue contar. A terapia tem esse papel de arrancar coisas da gente. Adoro uma cena do filme "A Lula e a Baleia", sobre dois adolescentes que acabam de saber da separação dos pais, na qual um garoto de 16 anos, totalmente avesso a ir psicólogo, acaba aceitando e marca uma sessão. De cara, ele diz que "não tem nada para dizer" para, em seguida, desabar a chorar. E isso é bem comum. Conheço amigos que indiquei para o meu terapeuta que passaram exatamente por essa cena: chorar logo depois de dizer "o que estou fazendo aqui?".

Tudo isso, pra dizer aqui, no blog, que eu gostaria muito que essa minha amiga reavaliasse a ideia de ir a um psicólogo, depois da nossa conversa. Não custa nada marcar uma sessão (a primeira costuma ser de graça) e tirar melhor as conclusões. Quanto ao preço, eu costumo dizer que esse dinheiro é um investimento na gente, como um plano de previdência emocional. Nossa mente agradece!

Irma

16 comentários:

  1. Sou super a favor de terapia.
    E sim, existe muito preconceito ainda!
    Ainda não fiz a terapia "convencional".
    Mas a minha terapia diária e que se tornou imprescindível é escrever.
    E com o blog o resultado está sendo bem melhor e revelador...
    E não há maior investimento do que investir em si próprio...
    Tipo: nunca pergunto à recepcionista do meu salão qual é o preju...
    Pergunto: "De qto foi meu investimento?"
    Hahaha!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. eu sou a favor sim e acho q a pior frase e qdo a mae diz:pra q pagar era so falar comigo.lembro qdo minha cunhada comecou a fazer terapia e minha sogra comentou ser mwlhor se abrir com ela ahjjjjjj ela precisava mais q a filha

    ResponderEliminar
  3. Super necessário!!

    Fiz terapia um tempinho e adorei, logo mais quero voltar.
    É muito bom. Um puta investimento.

    Adoreiii o bolsa-psicólogo!! Haha

    Um beijãooo =)

    ResponderEliminar
  4. Bolsa-psicólogo? Tô dentro. Como é que se increve, rsrsrs
    Nunca fui mas o meu chefe quer porque quer me encaminhar pra avaliação psiquiátrica, rsrsrs
    Minha resistência é só porque o psiquiatra mais próximo fica a seis horas de barco daqui. Aí ninguém merece, não é, rsrsrs
    Sem contar que já encontrei o remédio perfeito pra melhorar meu humor, kkkkkk

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz por um tempo, mas tive que parar por conta da gravidez da Letícia, era em Porto Alegre e já viajava pra lá duas vezes por semana por conta de uma DMG (diabete gestacional) e com a terapia teria que viajar 3 vezes por semana. Tinha mais 2 bebês em casa não podia ficar me ausentando tanto, sem falar no desconforto e rico de tantas viagens. Mas me fez muito bem e pretendo retomar assim que possível. Aqui na minha cidade, de gente tacanha e preconceituosa, diz-se que terapia é um bom tanque cheio de roupa pra lavar. Até acredito e sei que mente ocupada com trabalho pensa menos em bobagem, mas qto menos tempo temos pra pensar e avaliar o que éou não bobagem, mais essas coisas interferem na nossa vida,d e forma silenciosa mas devastadora.
    O único problema de fazer terapia é que tem que ser em Porto Alegre. Aqui na minha cidade só tem uma que atende pelo SUS, e a infeliz além de ser minha vizinha é mais louca que eu umas quantas vezes!!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Irma, ponto para a sua amiga. Gostei dela.

    Eu, tal como ela, sou um daqueles que acha a terapia prescindível e que entende que quem tem amigos não precisa de terapeuta. Acrescento, apenas, que leitura de filosofia complementa o processo de autoconhecimento que, por fim, indica o caminho para as soluções dos enigmas e dos problemas que a vida apresenta.

    Lá pelos 14 anos, frustrado por não me sentir compreendido pela forma como eu via o mundo, por não ter aquela namorada do colégio que eu desejava e por outras questões que me incomodavam eu fui encaminhado a uma psicoterapia que durou 02 meses porque eu logo percebi aquilo que hoje me é óbvio: ninguém me conhece melhor do que eu, logo só eu posso encontrar soluções para minhas insatisfações ou problemas.

    Mais ou menos nessa época passei a ler mais sobre religiões na busca desse auxílio: de hinduismo a daime. Senti que religião não era meu terreno.

    Muito mais tarde eu descobri a filosofia e, ali, achei aquilo que entendo ser a solução definitiva para quem quer se compreender melhor.

    Dinheiro da terapia eu prefiro gastar em champagne...rsrsrs

    ResponderEliminar
  7. Marcos,


    A terapia é uma conversa conosco, são buscas internas. Quando vc diz que "ninguém me conhece melhor do que mesmo" vc está falando sobre o princípio fundamental para conversar com o terapeuta. É a partir de vc mesmo que a terapia rola. Não é o terapeuta que nos dá as respostas ou as soluções como vc diz para os problemas. É a gente mesmo por meio do processo de terapia, que vai nos mostrando os nossos subterrâneos. Eu prefiro gastar com terapia e com champagne, risos!

    Irma

    ResponderEliminar
  8. Sou super a favor...
    Já tentei fazer, pois tenho medo de dirigir.
    Não deu certo, mas mesmo nã adiantando para o assunto em foco, ajudou e outras coisas.
    É gostoso, todo mundo deveria tentar!

    Bjosss

    ResponderEliminar
  9. Irma querida,
    Acho ótimo! Mas tem que partir da pessoa. Se isto não está dentro dela não vai adiantar. Terapia não é pra todo mundo, já disse a minha terapeuta. Acho que quando queremos realmente entrar dentro do processo tereapeuto funciona sim e pode ser maravilhoso, mas não com todo mundo!
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  10. Sou totalmente a favor de terapia. E hoje os planos de saúde cobrem até 40 consultas anuais. É só pesquisar. Terapia às vezes dói um pouquinho, mas é assim mesmo, toda realidade pode ser dura, mas é enfrentando que se cura. Não?
    Beijo bem grande, Irma e meninas queridas
    Kézia

    ResponderEliminar
  11. Mari,

    Pra gente saber se terapia funciona pra gente é preciso, pelo menos, tentar. Como eu disse, eu gostaria que essa minha amiga marcasse uma sessão pra ver como é pelo menos e tirar sua conclusão. Melhor do que sair falando que é só pra depressivos.

    Bjos
    Irma

    ResponderEliminar
  12. Com certeza Irma! Nao acho mesmo que terapia seja pra depressivos. Este pensamento e muito equivocado! As vezes precisamos nos dar uma chance, concordo com vc. Mas a cabeca tem que estar aberta! Gente computador americano...sem c cedilha ou til, ok.....
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  13. Eu fiz um ano de terapia, fiquei dois anos sem e agora tem 04 meses que voltei, pq óbvio o meu plano cobre, pq como vc disse é um troço caro!!


    Então... Sou hiper à favor do bolsa psico...

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Minha psiquiatra diz que preciso de MUUUUUita terapia...
    Mas como sou pobre, pobre, pobre, de marré marré, marré... Fico só na necessidade de ir mesmo...
    Pow, a idéia da bolsa é maraa!!! Se souber de algo assim me avisa!!!rsrsrs
    Beijinhos linda!!!

    http://vivermaraa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Irma, Adorei seu texto, apesar de ser supeita por ser psicóloga. A idéia do bolsa- psicóloga é fantástica! :0) Isso me lembra uma canção dos beatles Imagine all the people... Que bom que tem gente como você que sonha por si e pelos outros também. Quem sabe um dia eu, você e o pessoal desse blog se junte ao nosso sonho de tornar a vida um pouco menos estressante com a terapia e cada vez mais as pessoas se sintam mais satisfeitas consigo mesmas. Sonhar não custa nada, não é mesmo! Mil beijos em cada bochecha e um abraço bem apertado que até a sua coluna sente :0)Vivi

    ResponderEliminar