domingo, 14 de novembro de 2010

O casamento dos M&M

Cá estou eu na minha caminha escrevendo para vocês. Tinha que ser agora!

Acabei de voltar do casamento do Marcelo e da Mariana. Lembram do post Hoje é dia de festa!? Então, hoje foi o grande dia! E foi bem legal!
M&M e Laica
O casamento foi daqueles bem tradicionais, com direto a um monte de padrinhos e madrinhas, araltos, coral e orquestra. Tudo muito bonito.

A Mari estava simplesmente linda! Vestido branco com uma enorme calda, véu longo, buquê de orquídeas lilás. Um luxo!

O Má, além de super emocionado (ele chorou um montão...), também estava lindinho com um lenço e um pin "charmosézimo". E tão contente!

A festa foi divertida, com comidinhas e bebidinhas deliciosas e um DJ bom D+!

O mais legal: o clima! Já fui em muitos casamentos, mas esse, em especial, assim como o chá-bar, tinha uma áurea de amor, amizade e harmonia em torno de tudo e todos.

Os noivos cumpriram o protocolo, passando por todas as mesas e tudo mais. Mas se divertiram pacas também de uma forma verdadeira e expansiva que há muito tempo eu não via em um evento desse tipo.

Quem me conhece sabe que adoro casamentos. Curto tudo! Mas o ritual da igreja é algo que ainda me incomoda. Além de não concordar com algumas posições do padre (mas respeito muito). Ao buscar o significado, descobri que o ato de o pai levar a filha até o noivo tem uma conotação de "estou entregando a minha propriedade". Coisa do passado que ainda se mantém. Claro que só euzinha para lembrar disso, né?

Outras tradições, comuns hoje, vieram de séculos atrás, como por exemplo, a lua de mel. Uma história conta que a lua de mel era, na idade média, um ato de sobrevivência do casamento com rapto, quando o marido mantinha a sua “esposa seqüestrada” escondida, para evitar que ela chamasse os parentes em seu auxílio. Lá eles permaneciam por uma fase da lua e bebiam uma espécie de vinho à base de mel para torná-los mais apaixonados.

Da mesma época vem a onda da noiva do lado esquerdo do noivo: se algum homem tentasse “roubar” a futura esposa do noivo, o rapaz a defenderia com a espada, usando o braço direito para o combate. Mas eu prefiro a que diz que quando a noiva fica no lado esquerdo, afasta o risco da infidelidade... rsrs

Eu, por exemplo, me casaria de vermelho, com véu e buquê de ervas e flores de laranjeiras. Entraria com o meu heroi pelo braço e chamaria todos os meus queridos para "pegar o buquê", que se desfaria no ar, espalhando a mistura em cima dos convidados.

Afinal, vermelho era uma das cores mais usadas no passado, véu é uma referência à deusa Vesta (da honestidade), que, na mitologia greco-romana, era a protetora do lar. As ervas proporcionam uma união segura e as flores de larajeira, uma família numerosa.

Divertido né? O site casadinhos conta mais algumas curiosidades sobre o ritual.

Independentemente do tipo de casamento, se moderno ou tradicional, no papel ou não, na igreja ou na praia, sei lá; o que conta mesmo, é o que tem de sobra no casamento do Má e da Má: amor, respeito, confiança e amizade.

Felicidade aos recém-casados!!!

Um cheiro,
Zoe

8 comentários:

  1. Tb adoro casamentos! Nos traz um clima de amor...sem contar que todos ficam mais emotivos e carinhosos, uma delícia!
    Bjsss
    Ótimo Domingo pra vc!
    Dani

    ResponderEliminar
  2. Que o Nosso Pai Maior ilumine essa família...
    Casamento também adoro...
    Mais a festa...kkk
    felicidades

    ResponderEliminar
  3. Oi Zoe
    Casamento é muito bacana mesmo e ver os noivos felizes é muito bom.
    Gostei muito da descrição do seu casamento. Espero que você não espere muito e seja assim tão lindo
    Beijo grande
    Kézia

    ResponderEliminar
  4. Que bonitinhos esses noivinhos com um totó!Rs...

    Casar é muito gostoso, tenho lembranças tão boas!!!

    Felicidade aos dois!!

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Kézia,
    primeiro preciso do noivo!!! hahahaha!!! Mas se acontecer, vc já está convidada!
    beijocas!

    Zoe

    ResponderEliminar
  6. Hey Zoe... adorei o post!!!!
    Eu tb adoro um casório.... mas não casaria de vermelho não... branco engorda muito e em termos de pureza seria um descaramento....hahahaha... talvez um lilás.... gente....
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  7. Mari,

    Adorei o "em termos de pureza". Palhaça.
    E quem não gosta de casamentos? Comilança, gente feliz, bebida, gente caindo no chão, adooooooooro. Zoe, já te ligo. Peguei seu recado, mas tô ralando aq no trampo.
    Beijos,
    irma

    ResponderEliminar
  8. Esse gente caindo foi porque cai no casamento dela....hahahahaha....foi muito legal!!!!
    Mari

    ResponderEliminar