terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dilma e a falta de marido

Dilma com amigas no colégio Sion, em Minas.
 Aulas de bordado para formar mulheres para casar

Foi só uma mulher ser eleita presidente para a onda machista se manifestar. Desde o domingo, estou colecionando frases preconceituosas contra Dilma. A pérola eu ouvi na segunda de manhã, na academia.

Um senhor descascava o pepino contra o "povão que votou na Dilma". Para concluir a tese de que Dilma é uma péssima escolha, ele disse: "O que esperar de uma mulher que não tem nem marido". Eu, que até ali ouvia atentamente a conversa, tive que me intrometer.

"O senhor está dizendo que uma mulher que não tem marido não é capaz de governar um país, uma empresa?", perguntei.

O cara, que àquela altura estava discursando para uma plateia favorável às suas ideias, ficou surpreso com a minha reação e disparou: "Se ela é sapatão, o azar é dela". Gente, é muita baixaria! Em pleno século 21, ainda tem gente que julga uma mulher por não ter marido. É o armagedon, como diria meu amigo Vitão!

Da biografia de Dilma, o que sabemos é que ela é divorciada e tem uma filha. Se incomodar com o fato de que ela não tem marido é surreal. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é solteiro e nunca, nunca, nunca ouvi alguém dizer que isso era um ponto desfavorável a ele como governante da maior cidade do país. A sociedade continua achando que um homem pode tranquilamente ser solteirão por opção aos 40, 50, 60 anos. Uma mulher de 62 anos, como é o caso de Dilma, não. Até quando?

Ideologias à parte, ficar discutindo sobre a vida pessoal de Dilma, sinceramente, não contribui em nada para o futuro do país. É uma tremenda bobagem. Preconceito. Pior, julgar uma mulher pela falta de homem ao lado dela é tão antiquado quanto chamar perfume de água de cheiro.

Irma

23 comentários:

  1. Nossa! Ainda hoje estávamos comentando isso aqui em casa.
    Já houveram tantos comentários maldosos e tanta intriga e fofoca...
    Mas isto sempre ocorre, ainda mais quando se trata de uma mulher no poder!
    Além da questão da sexualidade dela ter sido questionada e do fato de ela não ter um marido ao seu lado que a torne uma pessoa "confiável"...
    Ainda estão questionando a saúde dela, muitas pessoas estão dizendo, inclusive, que Dilma não irá chegar ao fim do mandato.
    Com base em que as pessoas saem afirmando e julgando com tanta convicção?!
    Acredito que temos que deixar de nos preocupar tanto com a vida dos outros e o pior, deixarmos de ser tão preconceituosos e maxistas!
    A preocupação deve ser com o PAÍS, com um futuro melhor, e pouco nos interessa as escolhas pessoais e emocionais da futura presidente!
    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu nunca fui a favor da Dilma no poder, mas isso é outra história. Agora o cara vir dizer que ela não pode ter um bom governo por não ter marido... vai ser alienado assim lá na cochinchina, meu!

    ResponderEliminar
  3. Isso é ridículo mesmo. E se fosse Serra -- ou outro homem qualquer -- o eleito, alguém questionaria a aparência, a boa forma, as roupas ou o estado civil? Duvido.

    ResponderEliminar
  4. Aliás, adorei o blog! Prometo vir aqui mais vezes para ler os outros posts. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. O que esperar do ultimo pais a abolir a escravidao? Mais atrasado que a India na questao do aborto... Que faz piada com a Argentina mas nao tem colhoes pra aprovar o casamento gay... Pais de quinta categoria! Por isso AMO, IDOLATRO Maria de Fatima e Odete Roitman. Laroyê Lebaras!

    ResponderEliminar
  6. Bom, já tivemos recentemente um presidente ladrão e corrupto (Collor) que, segundo me consta, era caso. Ou seja, apelar para esye argumento, com a intenção de desqualificar um governo que nem começou ainda, é baixaria. Vamos esperar o governo dela começar pra criticar ou elogiar. Independentemente dela ter ou não um companheiro ao seu lado.

    ResponderEliminar
  7. Vai ver que ela só encontrou gente igual a ele. Com a cabeça pequena e os preconceitos enormes.
    Ele deve fazer esse showzinho na rua e em casa anda miudinho. Ou então é um solteirão, pq ninguém aguenta. (To julgando tb rsrsrs, afinal, ele que deu liberdade pra julgá-lo).
    Bjos.

    ResponderEliminar
  8. Ei, Irma,

    Bem oportuno este post, até porque, pelo que sei, a Dilma já foi casada duas vezes e, todas elas, com homens. Na segunda, ficou 30 anos com o cara. E ela não me parece o tipo de pessoa que ficaria 30 anos agarrada a sofrimento não.
    Êta povo preconceituoso com a gente - nós, mulheres - , né?
    Só porque a mulher está sozinha, cai todo mundo em cima.
    Por que é que mulher não pode fazer sucesso sozinha?
    Por que é que mulher não pode estar tão bem consigo e querer ficar um tempo só?
    Tem coisa pior do que esse tipo de machismo?
    Adorei o post!
    Beijo!

    P.S.: Os textos que publico no meu blog são de minha autoria sim. Quando não são, dou o nome do autor. Ok?

    ResponderEliminar
  9. Não gosto da Dilma. Mas não é porque ela é mulher.
    E é, realmente, absurdo questionarem sua sexualidade.
    As mulheres solteiras são julgadas independente da posição que ocupam e infelizmente, são consideradas infelizes, mal amadas, "sapatonas" e coisas do tipo.
    E isso, não é só com a Dilma!
    Ela sempre estará em evidência, é presidente...
    O que não podemos fazer é nos calar...
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Oi Irma
    realmente um absurdo esta história.
    Mentalidade tacanha desse "cidadão!!!
    Mas será que o próprio Lula não escolheu a Dilma, achando que por ela ser mulher iria ser mais fácil continuar nos bastidores do poder?
    Parece que estou vivendo uma conspiração, em termos de política desconfio de tudo e de todos e perco o discenimento diante de tanta podridão.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Bárbaro texto, Irma!
    Como é complicado esse mundo! Conquistamos mais trabalho, mais responsabilidades, dividimos nossas conquistas, mas ainda somos julgadas pela beleza e pela capacidade de segurar/ter um homem do lado...
    Pelamor... Quem sabe um dia conseguimos realmente igualdade!
    um cheiro,

    ResponderEliminar
  12. Hu-hul...O máximo esse texto!

    Também ouvi algumas piadinhas ridículas. Principalmente as que questionam a sexualidade dela. E o pior, muitas vindas de mulheres.

    Eu conto até 10 pra não mandar muita gente pra puta que pariu.

    Beijo
    E vamos marcar sim, sou tipo Sidney Magal, me chama que eu vou...haha.

    ResponderEliminar
  13. Olha, amiga...
    eu confesso q gosto muuuuito de vim ateh aki. Acho q sou bem parecida com vc pq naum me calo diante de situações ridículas de preconceitos, mas tem uma coisa me atrapalha de vim ateh aki, a palavrinha de verificação.
    para vc ter uma noção essa eh a terceira vez q estou tentando postar...heheheheh, e a última... se for foi...espero q vá. qd penso q o post foi, a página reaparece, com a tal palavra. e aí jah sumiu duas vezes....
    mas vamos lah reescrever o meu post, desculpe o desabafo....
    vc sabe q pela manhã de seg eu passava em frente ao sacolão qd vi um homem fazendo um discurso ridículo pelo povo ter eleito a Dilma... machismo ou naum vai saber
    a minha mãe é uma q falou q ela naum tem pulso por ser mulher... fazer o q neh..
    Espero ´por vc lah no blog, minha lindonaaa
    Realmente gosto mt daki...
    Uma bjk no seu heart
    Vanessa

    ResponderEliminar
  14. Absurdo, sorte dela não ter um marido como "ele". Affff...

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Oi Irminha....
    Tb adorei o post! Independente de qualquer coisa este tipo de preconceito é mesmo muito tacanho como colocou uma leitora acima! Aliás querer analisar um governo que ainda não começou é no mínimo maluco! E daí se ela é solteira, casada ou divorciada (aliás como as 3x30???), sozinha ou acompanhada ou lésbica???? Competência não se mede por nada disso! Quando o preconceito é o último recurso de defesa de nossas crenças e ideais é sinal que estamos equivocados! Muito equivocados!
    beijocas querida,
    Mari

    ResponderEliminar
  16. que bom teu blog.
    posts bons de ler, gostei daqui.
    Muito bom.
    Eu não votei na Dilma,mas não em função do que vc falou, simplesmente não senti firmeza no discurso dela.
    Mas tb não consegui votar no Serra...

    Maurizio

    ResponderEliminar
  17. Como assim preservar, Mari? Tô com a sensação de que não consigo raciocinar direito, entende?

    ResponderEliminar
  18. Olha, eu só preciso deixar um desabafo, rs...ela está a cara do Serra nessa foto aí! prontofalei. rs

    ResponderEliminar
  19. hashahahahahaha... e não que está mesmo Carol!!!! hahahahahaha.....
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  20. Oi, Irma! Gostei mto do blog e não poderia deixar de comentar. No domingo, no momento do discurso, estava num local publico e muitos balançavam a cabeça negativamente em resposta a eleição de Dilma. Votei nela pq sempre atuou a favor de uma cultura cidadã, mais justa e de paz. A eleição de uma mulher para presidencia da republica do Brasil, pela primeirissima, foi noticiada em todo o mundo e nenhum comentou sobre a vida pessoal dela. Ao contrário, O DIÁRIO DE NOTÍCIAS(jornal de Portugal), por exemplo, entitulou materia sobre Dilma Rousseff dizendo: "Sim, a mulher pode".Forte abraço, Fabrícia Léa.

    ResponderEliminar
  21. Falta de marido não é demérito, como não o é a falta de esposa.

    O cidadão que discursava, por falta de algo mais "sustância", utilizou-se dessa pejorativa afirmação e isso, por si só, bastava para desqualificar seu discurso como politicamente esclarecedor ou consciente!

    É tão ridículo quanto qualquer afirmação sobre a pretensa homossexualidade dela.

    Porém, embora ser homossexual seja natural, há ainda quem entenda o contrário e, por suas crenças religiosas, acredite ser pecado, ser mal exemplo e por aí vai.

    Eu discordo absolutamente disso mas entendo que para aqueles que crêem que a homossexualdiade é tão pecaminosa quanto um crime, saber da vida pessoal do político é pertinente para orientar o seu voto. Afinal, essa pessoa não votaria num bandido e (se para ele uma coisa e outra são equiparadas) também não votaria num homossexual.

    É direito do eleitor saber e dever do político assumir publicamente sua condição. Só assim colocar-se-á um basta no cinismo e na hipocrisia social, abrindo-se as portas para discussões amplas sobre os direitos dos homossexuais.

    ResponderEliminar
  22. Como diria Katylene: A-PA-VO-RA-DA!!!

    Beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  23. Nossa Irma, assim como você, me irritei com este cara. Imagina só se eu tivesse lá junto com você?!
    Não suporto gente assim.
    Onde já se viu medir o caráter ou a capacidade profissional de uma pessoa pelo seu estado civil??

    De pessoas assim..... fique longe!

    Beijos querida!!!

    ResponderEliminar