segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A difícil arte de esquecer!




Acredito que dentro do nosso coração temos lugar para muitos amores.  Não comprei a idéia da "alma gêmea", do amor único e eterno!  Eu mesma já amei muito e várias vezes e homens muito diferentes de mim e diferentes entre si, e nem por isso mais ou menos dignos de serem muito amados.  E foram!

Amar é uma delícia.  Várias sensações químicas deliciosas ocorrem em nosso organismo e quando temos muita sorte, nos sentimos "em estado de graça" !!!  E quando temos mais sorte ainda nosso sentimento encontra respaldo em seu objeto de amor e se faz inconcebivelmente delicioso de ser vivenciado, nem que seja efêmero!

Acho também que o amor e sua arte são inerentes ao indivíduo e suas características próprias. Todos temos uma idéia generalizada do que é e de como é amar, mas sentir-se amado e amar alguém em si é uma experiência muito única e idiossincrática e nunca podemos ter certeza se funciona da mesma forma para todos.

São muitas pesquisas, muitos poemas, muita teoria... mas na verdade a grande certeza só temos quando o sentimento é nosso, quando o sentimos e entregamos, direcionamos, enfim, damos a alguém todo esse nosso sentimento, esse nosso amor!

Nem sempre o receptor está consciente do que está recebendo ou mesmo está disponível pra tal empreitada sentimental, está a fim de receber, sentir e partilhar o colossal sentimento que é o amor.  E quando o amor é unilateral então a desigualdade se estabelece de maneira irreparável e a única solução plausível e funcional é que o provedor caia em si e "tirando seu time de campo" ESQUEÇA!  

Mas como é complicado e difícil esquecer.  Eu particularmente morro dia a dia nessa infelicidade que pra mim é ter meu amor rejeitado.  Como externalizei uma vez a alguém inconsciente do que tinha significado pra mim nossa história " A rejeição é uma bosta! E eu não soube lidar com ela muito bem! Fiquei extremamente machucada." Enfim, considero Esquecer tão especialmente artístico quanto Amar!

Quando amamos alguém, canalizamos nosso melhor para essa pessoa e se ela se mostra desinteressada em nosso melhor, somos diretamente atingidos em nossa auto estima. Esquecer é então uma arte e saber fazê-lo com dignidade e honrosamente mostra-se uma tarefa para Samurais!

Por isso acredito que quando amamos alguém, um pedaço de nosso coração é dado a esse alguém e quando acaba, ou melhor quando o esquecimento entra em cena o pedaço fica simplesmente oco, nunca será substituído por outro amor ou outra pessoa.  Então mesmo depois de muito tempo sem ver, ouvir ou falar com aquela pessoa se o destino lhe pregar a peça de fazer com que vocês dois se esbarrem, é como se o ar, o chão e seu próprio cérebro fossem arrancados de você instantaneamente num segundo de interminável agonia. 

E tudo, absolutamente tudo, entra em cena novamente.  O amor e o esquecimento!

Beijocas,

Mari

obs. quem puder dê uma chegadinha no blog das meninas do Paraná Kézia e Fer, pois o post delas de hoje é muito importante! www.acidasedoces.blogspot.com


16 comentários:

  1. Nossa, Mari, este texto ficou demais! Poético, até: "Quando amamos alguém, canalizamos nosso melhor para essa pessoa e se ela se mostra desinteressada em nosso melhor, somos diretamente atingidos em nossa auto estima".
    Muito bom!
    No posto anterior, da Irma, deixei um comentário dizendo que havia um carinho para vocês lá no meu blog. Não sei se repararam. Você esteve por lá, mas não sei se viu. Está do lado direito.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. Também achei muito lindo, é difícil falar de um assunto assim sem ficar pedante, ficou poético, como disse a Lu, e realista na medida certa!

    Adoro esse cantinho.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Mari, adorei seu texto, muito bom!
    Bjsss e bom dia!!!!
    Dani

    ResponderEliminar
  4. Me identifico muito com essa tua forma de acreditar no amor. Não como único e definitivo, mas, como um sentir que se reparte, que se renova, que permite amar sempre e mais.

    Ruim é quando nosso amor não é recebido... Sei tão bem como é difícil esquecer...

    ResponderEliminar
  5. Oi Mari queridona
    Amei seu texto. Concordo muito quando você diz que quando amamos oferecemos o nosso melhor a essa pessoa e quando ela se desinteressa do nosso melhor é como se arrancasse o nosso coração sem anestesia.
    Muito obrigada pela dica do nosso texto. De todo coração.
    Beijo grande
    Kézia

    ResponderEliminar
  6. eu axo q devia ser igual computador vc aperta reset .. e começa de novo... se naum der formata e tudo começa do zero... coração devia vir com botões!

    bjokas!

    ResponderEliminar
  7. Oi Mari!
    Obrigada pela visita e pelo texto, muito bom, muito isso mesmo e eu quero saída!!!
    bjs
    Su

    ResponderEliminar
  8. Meninas, andei sumida, mas já estou aqui bisbilhotando seu espaço.
    Adorei o texto e é verdade. Um sentimento como o amor é difícil de medirmos, de compararmos. Apenas sentimos.
    Beijos, Camila.

    ResponderEliminar
  9. É verdade, Mari, um pedaço fica oco sempre que um amor termina. Mas, por outro lado, e para a nossa felicidade, quando acontece de novo, e é bom, a gente esquece o que passou. E redescobre a alegria de gostar demais.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  10. Mariiiii,

    Lindo, lindo. Adorei seu texto!!

    Um beijão

    ResponderEliminar
  11. O que é isso, hein Mari!!!
    Aaaaaaaaaaaaaaaaaah (suspiro profundo! hahahaha!), o Amor...
    Senti o seu texto!
    Muito muito bom!
    Concordo com o que disse sobre quando o nosso amor não "serve" mais, nos sentimos rejeitados e nossa auto estima vai lá embaixo...
    E isso é o que mais dói.
    Sensação difícil a tal da rejeição...
    O negócio é seguir em frente, dar a si o tempo necessário, amar-se novamente e num instante qualquer (geralmente o "inesperado") o Amor ressurge e a sensação boa volta com força total!
    Beijocas!
    E obrigada pela força, viu!

    ResponderEliminar
  12. Lindona,

    Amei esse texto. Profundo, do fundo da alma. Entendo bem teus sentimentos. E vc sabe, estou por aqui.
    Beijos,

    Irma

    ResponderEliminar
  13. Oi Mari, seria tão bom comerçar e terminar o amor juntos.
    Quando há separação, sempre uma das partes fica sofrendo, nas coisas do coração não existe comum acordo e o que é bom para um nem sempre é bom para outro.
    Um dia sofri bastante por amor, mas tive a grande oportunidade de ter a segunda chance e hoje estamos juntos.
    O tempo é uma coisa maravilhosa e faz milagres em qualquer alma atormentada.
    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  14. Ah, Mari....
    Esquecer é dificil mas necessário. Só assim nos possibilitamos ao crescimento, expansão, exercicio das potencialidades...
    Mas, que é danado de dificil de exercitar esse moço, isso é.

    ResponderEliminar
  15. Vc tava muito inspirada quando escreveu esse texto. Concordo com tudo, da primeira a última palavra. Este é o trecho que me arrebatou: "Então mesmo depois de muito tempo sem ver, ouvir ou falar com aquela pessoa se o destino lhe pregar a peça de fazer com que vocês dois se esbarrem, é como se o ar, o chão e seu próprio cérebro fossem arrancados de você instantaneamente num segundo de interminável agonia."
    A descrição do momento é perfeita. E pq não? Se vc amou aquela criatura é pq ela era especial pra vc, mexia com vc. O relacionamento acaba, as mágoas passam e e então... a pessoa continua sendo o que é e causando o mesmo impacto que sempre causou.
    Acho isso mais do que compreensível...
    Saudades de vc, querida.
    Saudade de vcs, meninas.
    Beijokas.

    ResponderEliminar