terça-feira, 30 de novembro de 2010

Meu balanço 2010!

Como postei a alguns dias atrás fiz minha lista do ano de 2010!



Definitivamente foi um ano desafiador pra mim!  Tive que lidar com problemas de saúde, o que pra mim foi novidade!  Sempre fui muito saudável, mal tenho gripe!  Foram problemas ortopédicos e tive que fazer muitos exames e estou ainda em tratamento, mas já estou bem melhor.  De uma forma bem pessoal, sempre cuidei muito de minha saúde, vou ao gineco anualmente, faço todos os exames anualmente e tenho um médico pessoal, do qual já falei por aqui, meu amigo Amadeu que visito de dois em dois meses!  Não sou porém considerada saudável pois era fumante (por 33 anos!!!!! acreditem se quiserem...) e obesa, contudo eu me sinto muito bem!
Não emagreci nem um grama...hahahaha.... mas continuo gostando de mim do jeito que sou!  Aliás, ultimamente tenho me achado bem bonitona!!!  Acho que minha pele está mais bonita e eu estou mais feliz!  Estou mais relaxada, consegui deixar pra trás uma história de amor dolorida (com certeza só este ano!!!), me sinto mais tranquila  e em paz apesar de ter tido algumas "provações" este ano.  Acho que estou mais madura!
Quanto aos amigos e familiares estou num ótimo momento!  Grandes amigos que se mostram cada vez mais maravilhosos, novos amigos aparecendo, e posso dizer que tenho olhado para as pessoas com mais amor!  Isto muda o olhar da gente!
No trabalho tive um downturn e apesar de estar trabalhando menos e consequentemente ganhando menos estou mais feliz e descansada e fazendo mais coisas que gosto como ver filmes, ler e escrever, o blog!
Estou adorando a experiência do blog!!!! Eu a Irma e a Zoe!  Realmente curtimos muito este espaço, que está abrindo pra gente um canal também de auto-conhecimento e liberdade de expressão!
Estou sendo mais sensata pra gastar meu dinheiro.  Estou gastando menos e consumindo menos (mais por necessidade que por vontade!!!! hahahaha.....), porém assim pude descobrir outras coisas legais e que com certeza podemos viver plenamente com menos.
E principalmente este ano, disse a mais pessoas que gosto delas e que elas são importantes pra mim e que as amo e também sei que ajudei algumas pessoas e de certa forma isso foi legal na vida delas!  Olho pra minha mãe com mais amor e carinho hoje!  Sou mais compreensiva e julgo menos!  Isso está sendo fantástico.
Foi um ano muito bom 2010, e algumas coisas que não consegui fazer este ano vão ficar para o ano que vem, como meu projeto em Educação e Motivação!
Vamos ver o que nos trás 2011!  E agora, entrando Dezembro, começam as comemorações de final de ano... Sinto que este ano passou bem rápido, mas foi bem vivido!

beijocas,

Mari

domingo, 28 de novembro de 2010

Os gatilhos da vida

Depois de oito meses indo e voltando do trabalho de metrô, encarei de corpo e alma o trânsito de São Paulo. Para aqueles que não são dessa cidade louca e apaixonante, saibam que Sampa tem 11 milhões de habitantes e um índice de 61 veículos para 100 habitantes.

Dá para imaginar o tamanho da encrenca?!

Pois bem, a minha tranqüilidade foi bem abalada pela situação absurda de demorar 45 minutos para percorrer apenas 12 quilômetros... E não tem solução: o transporte público disponível demoraria muito mais (mas não desisto de pesquisar novas opções!).

De qualquer forma, o detalhe é que eu não havia percebido o quanto essa coisa doida do trânsito me transforma. Até que num dia, no carro xingando alguém que fez o que não devia na minha frente, lembrei de um desenho do Pateta que vi quando ainda era bem pequena. Nele, o delicado e gentil personagem se transforma em um mostro ao entrar no carro...

Eu era o Pateta!

Claro que caí na gargalhada sozinha no carro, e levei - claro também - uma buzina do pateta de trás!

Mas o susto foi enorme quando percebi a reação Dr. Jekyll e Mr. Hyde que alguns gatilhos da vida têm na gente! Não é somente no trânsito que me transformo! Fico extremamente fora de mim quando pessoas falam qualquer coisa que considero errado sobre a minha família ou amigos mais queridos. Perco a cabeça ao ver qualquer pessoa tratando um pouco mal um animal (cheguei até a parar o carro e discutir com uma mulher, uma vez)... e assim vai! E tenho uma grande amiga que já bateu em ladrão, né, Mari?!

Ainda não encontrei a resposta, mas sei que preciso saber ligar um alerta de aviso dentro de mim antes que a explosão aconteça. Não é seguro, nem faz bem. Ficar em alerta e sacar o tal gatilho é fundamental para não entrar na loucura da vida e manter certo equilíbrio.

Falo isso porque o depois do acontecido nunca é legal. Sempre fica uma ressaca que num vai embora apenas com um Engov, sabe?

O que acham?
E para quem não conhece o desenho, divirtam-se!

Um cheiro,
Zoe

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Telefone com muitos fios

Gente, hoje minha visita a uma loja de telefonia móvel virou a maior conversa de botequim!

Explico: após uma série de encrencas e reclamações, resolvi finalmente mudar de operadora. Então, saí um pouco mais cedo do trabalho e lá fui eu pensando na tortura que seria...

Qual a minha surpresa? A loja estava tranquila e fui atendida rapidamente (e muito bem, obrigada!). Depois de uma série de simulações e negociações, resolvi "tirar o escorpião do bolso" e fazer uma pacotão. Com isso, "ganhei" duas linhas, com celulares, para falar com a minha família.

E aí começou a conversa de botequim!

Vocês não imaginam o tanto de babado que acontece em uma simples loja de celular!!! Como o dia estava quase acabando e a burocracia da portabilidade, da compra e tudo mais é demorada pacas, as meninas, super simpáticas, me contaram algumas histórias.

Vai uma cerveja aí?

Tudo começou por causa do "plano família". Uma conta, muitos números. Então, que tal uma esposa ensandecida checando todos os números da conta que ela pagou, mas o telefone é o do marido, viu? Pois, a história é a seguinte: o marido mostrou a conta pela metade. Escondeu a parte detalhada onde aparecem os telefones... A mulher, mais do que desconfiada, foi até a loja e ligou para todos os números no balcão do atendimento. Dá para imaginar a cena?

Outra: marido enciumado pede cópia detalhada da conta da mulher. Detalhe: ele não é o titular e a atendente não pode fazer o que ele pede - primeiro com muita educação, depois... Os motivos ficaram meio no ar, mas deu para entender as entrelinhas.

E assim foram duas horas de muita risada e histórias. E eu fiquei pensando nessa coisa de tecnologia, o quanto somos dependentes, e também o quando ela nos atrapalha, nos deixando inseguros e curiosos.

Nossa imaginação começa a ir contra aos pensamentos bons que queremos sempre ter. A neurose do ciúme, acredito, piorou depois dessa coisa toda de mundo virtual. Afinal, quantas histórias não conhecemos de namorados/as que "mandaram" a parceira/o sair das redes sociais? Quantas vezes você num morre de curiosidade para saber que tanto torpedo sai e entra? E a troca de emails???

E aí vem uma história que aconteceu com uma amiga minha. Ela namorava um cara de Santos. Ele, super ciumento, meio que a afastou dos amigos e cercou a vidinha da rapariga. Com o tempo, as coisas começaram a ficar meio nubladas: ele sempre desligava o celular quando estava com ela, nunca a convidou para conhecer a família nem ir para a terra natal, etecetera e tal.

Um dia, com todos os sentidos gritando, ela deu uma incerta na casa dele e conseguiu resgatar uma conta de telefone. Checou os números e achou o de uma ex-namorada. Depois, com uma simples combinação racional de conhecimento dos gostos do rapaz mais lembrete de senha, conseguiu entrar na conta de email dele.

Adivinha? Ele ainda estava namorando com a ex!!! Isso depois de seis meses juntos!!! Nem preciso dizer que a coisa complicou né? Pelo menos ela se livrou do traste e está muito bem obrigada!

E o que ela me disse ao contar o causo, foi bem interessante. Prometeu nunca mais fazer o que fez. Acha que invadiu muito a privacidade dele, mas, apesar disso, não se arrepende. E jamais aceitará que qualquer pessoa a afaste de seus amigos. Mundo virtual? Ela adora, mas com muito cuidado e senhas bem esquisitas!!!

Eu heim...

Um cheiro,
Zoe

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A lista de final de ano!

Hello people!!!!
Geralmente as pessoas procuram fazer uma lista para o começo do ano e o que gostariam de executar nele!  Eu na verdade gostaria de propor uma lista do que foi mesmo muito legal ou não neste ano que está acabando e como você o vê em sua vida!

Que objetivos você alcançou?  O que aprendeu de novo?  Fez novos amigos?  Teve novos amores?  Aprendeu as lições ou terá que vivenciar os mesmos problemas novamente???

Está mais feliz e mais bonita?  Só então se prepare pra pensar no Ano Novo!  Acho que é um fechamento de ciclos!

O que acham???

Beijocas,

Mari

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A difícil arte de esquecer!




Acredito que dentro do nosso coração temos lugar para muitos amores.  Não comprei a idéia da "alma gêmea", do amor único e eterno!  Eu mesma já amei muito e várias vezes e homens muito diferentes de mim e diferentes entre si, e nem por isso mais ou menos dignos de serem muito amados.  E foram!

Amar é uma delícia.  Várias sensações químicas deliciosas ocorrem em nosso organismo e quando temos muita sorte, nos sentimos "em estado de graça" !!!  E quando temos mais sorte ainda nosso sentimento encontra respaldo em seu objeto de amor e se faz inconcebivelmente delicioso de ser vivenciado, nem que seja efêmero!

Acho também que o amor e sua arte são inerentes ao indivíduo e suas características próprias. Todos temos uma idéia generalizada do que é e de como é amar, mas sentir-se amado e amar alguém em si é uma experiência muito única e idiossincrática e nunca podemos ter certeza se funciona da mesma forma para todos.

São muitas pesquisas, muitos poemas, muita teoria... mas na verdade a grande certeza só temos quando o sentimento é nosso, quando o sentimos e entregamos, direcionamos, enfim, damos a alguém todo esse nosso sentimento, esse nosso amor!

Nem sempre o receptor está consciente do que está recebendo ou mesmo está disponível pra tal empreitada sentimental, está a fim de receber, sentir e partilhar o colossal sentimento que é o amor.  E quando o amor é unilateral então a desigualdade se estabelece de maneira irreparável e a única solução plausível e funcional é que o provedor caia em si e "tirando seu time de campo" ESQUEÇA!  

Mas como é complicado e difícil esquecer.  Eu particularmente morro dia a dia nessa infelicidade que pra mim é ter meu amor rejeitado.  Como externalizei uma vez a alguém inconsciente do que tinha significado pra mim nossa história " A rejeição é uma bosta! E eu não soube lidar com ela muito bem! Fiquei extremamente machucada." Enfim, considero Esquecer tão especialmente artístico quanto Amar!

Quando amamos alguém, canalizamos nosso melhor para essa pessoa e se ela se mostra desinteressada em nosso melhor, somos diretamente atingidos em nossa auto estima. Esquecer é então uma arte e saber fazê-lo com dignidade e honrosamente mostra-se uma tarefa para Samurais!

Por isso acredito que quando amamos alguém, um pedaço de nosso coração é dado a esse alguém e quando acaba, ou melhor quando o esquecimento entra em cena o pedaço fica simplesmente oco, nunca será substituído por outro amor ou outra pessoa.  Então mesmo depois de muito tempo sem ver, ouvir ou falar com aquela pessoa se o destino lhe pregar a peça de fazer com que vocês dois se esbarrem, é como se o ar, o chão e seu próprio cérebro fossem arrancados de você instantaneamente num segundo de interminável agonia. 

E tudo, absolutamente tudo, entra em cena novamente.  O amor e o esquecimento!

Beijocas,

Mari

obs. quem puder dê uma chegadinha no blog das meninas do Paraná Kézia e Fer, pois o post delas de hoje é muito importante! www.acidasedoces.blogspot.com


sábado, 20 de novembro de 2010

Os dois tipos de medo

"Existem dois tipos de medo: o ruim, que paralisa, e o medo que aparece para salvar, porque impulsiona"
Beth Goulart, em entrevista para a revista Lola deste mês

Amei essa frase e farei dela meu mantra esta semana. Ter medo é natural. Sempre. Mas fazer dele um empecilho para ir adiante, ser feliz, mudar de vida, é paralisar a vida. E isso é para covardes, fracos.

Seguir adiante quando um problema ou uma novidade surge pode ser doloroso, difícill, mas não seguir pode ser ainda pior. Como diria Raul, vou para não sei onde, mas vou no meu caminho. Sem medo de ser feliz

Irma

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Receitinha interessante para o amor!

No primeiro chá de cozinha da Irma (porque ela teve dois... um quando resolveram que morariam juntos definitivamente e outro antes do casamento de verdade), eu escrevi esta receitinha, pois ela pediu que levássemos nossas receitas favoritas para que ela fizesse seu próprio caderno de receitas (não que isso a tenha incentivado a cozinhar muito!!!! hahahaha... Nesse quesito, eu e a Zoe é que gostamos da alquimia da cozinha!). Mas tenho certeza que assim como eu, ela se lembra e guarda com carinho esse pequeno texto que eu particularmente acho tão bonitinho.

E hoje estou enviando pra outro caderno de receitas e conselhos para uma conhecida que se casará. Então decidi que valia a pena dividir com vocês também! Principalmente depois do post da Zoe de ontem, onde a discussão gira em torno da sedução, que deve sempre fazer parte da nossa vida! SEMPRE!

Uma boa dose de humor e amor são imprescindíveis...

Sempre coloque um sorriso na boca em primeiro lugar e tudo fica mais fácil e mais bonito... inclusive nós mesmos !!!!

A alegria é um dos ingredientes mais diferenciais que existe, nos ajuda a fazer do bolo da vida um prato bonito, cheio de recheio, cremoso e meloso como CHOCOLATE...

A PIMENTA tem seu lugar de destaque em qualquer QUARTO OU MESMO CAMA que se preze. Com muito romance, intimidade, cumplicidade toda sacanagem deixará saudade e isso é bommmmm...

Agora, o CARINHO tem que estar sempre no ponto e pronto para entrar na receita.

Um toque, um abraço, um beijo, dá aquele toque especial e como fermento faz crescer e crescer o sentimento que dá verdadeira LIGA à vida o AMOR...

Que ele esteja sempre presente, na geladeira pra conservar, no forno ou fogão pra esquentar, na sala de estar para unificar e principalmente no banheiro para não retardar o perdão que deve sempre chegar pelas merdinhas que uma hora ou outra todos nós fazemos !!!

Agora, no quarto e na cama temos que ter tudo relacionado abaixo: - as partes de baixo... bem dispostas e abertas... - a cabeça descontraída, atenta e criativa - os membros: braços e pernas cheios de vontade e prontos pro trabalho, para apertar, abraçar e enroscar.

E A BOCA PRINCIPALMENTE SEMPRE BEIJANDO, BEIJANDO

Beijocas,
Mari

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Você sabe seduzir? Os cientistas ensinam

Queridas e queridos,
um pequeno post sobre a matéria que saiu na IstoÉ dessa quarta, dia 17. O título é bem sugestivo: "A ciência da sedução". O conteúdo, interessante. Na matéria, a revista mostra que atração/sedução é pura reação cerebral. A acadêmia tem se debruçado em cima do tema e estudos interessantes foram divulgados.

A Universidade de New South Wales, da Austrália, fez um estudo para saber qual era o tipo de mulher mais atraente. A brasileira (hehe...), claro! Não. As altas de braços longos. Heim?

E mais, um estudo britânico aponta que os homens não percebem quando as mulheres estão de salto alto - só pode ser lá na Inglaterra, né? Salto alto é tudo!!! E você com etiqueta "Sou poderosa!". Impossível eles não perceberem!

Outros, apontam cabelos, roupas vermelhas, como pontos relevantes, e o rosto, como a porta de entrada para a sedução. E já tem até software que calcula o grau de atratividade de um rosto! Aff...

Sei lá. Acho tudo meio complicado. Mas se tantos estudiosos trabalham tanto para descobrir a verdade, vale a pena entendermos o Jogo da Seduçao, como conta a revista:

"1. Olhos nos olhos: a troca de olhares é o primerio lance. Em questão de segundos, faz uma análise física completa do outro. Se há reciprocidade, o jogo continua.

2. Detalhes tão pequenos: segundo a ciência, o rosto e o cabelo são as primeiras partes da mulher que os homens olham. Elas se atêm a detalhes como o olhar e o sorriso - e também ao tamanho dos ombros.

3. Caçada: Ao se aproximarem, mais dois quesitos são analisados: o cheiro e a voz. É nesse momento também que entram em ação os feromônios - sustância química que é sentida pelo outro, embora não tenha cheiro. Se alguns desses itens desagradar, há grandes chances de o jogo terminar nessa etapa.

4. Papo firme: Não basta um rostinho bonito, corpo beirando a perfeição, voz sedutora e um cheiro atraente - a inteligência, o comportamento e o humor são itens analisados na primeira conversa. Esse conteúdo subjetivo pode eliminar muitos candidatos.

5. Beija eu: Dez em dez cientistas que estudam atração garantem: o beijo é nota de corte no jogo da sedução. Se não agrada, a história não evolui.

6. Futuros amantes: a prova final para testar se a química iniciada numa simples troca de olhares é certeira é o sexo. Com o desejo consumado, resta saber se esse jogo bem-sucedido pode ser a base de um relacionamento amoroso promissor. Nem sempre - alertam psicólogos e antropólogos. Afinal, o amor é um novo jogo."

O texto apresenta muito mais e vale a pena ser lido. Mas cuidado para não pirarem na batatinha e virarem um robô, que analisa todos os passos e os do outro. Espontâneidade, para mim, é o maior charme!!! O que acham?

Um cheiro,
Zoe

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um porre pra esquecer


Dois dias depois, eu ainda estou sentindo os sintomas do mega porre que tomei no domingo. Parecia uma adolescente abusando do álcool em plena tarde na casa de um amigo. Tava calor, a companhia era ótima, a comida (paella) excelente e eu fiquei alegre com vinho e cerveja.

Até que, resolvi abrir a geladeira e encontrei uma garrafa de rum aniejo geladíssima. Foi o convite pra abraçar o capeta. Virei um, dois, três, quatro, cinco....sim, cinco shots purinhos de rum. Tenho problema com destilado. Amo, amo destilado (vodka pura é minha preferida). E em nome do costume da ilha do Fidel, bebi o rum purinho, sem aquela frescura de misturar coca-cola, como fazem os espanhóis.

Gente, o fim da história, vcs imaginam. Eu chamei o Hugo, o Raul, o Fred e todos os amigos que puderam me abraçar naquele momento solitário pós-bebida. A cama rodava, a casa rodava. E rodou até tarde da noite. Só lembro de levantar às 3h da madruga pra beber água de coco, na esperança de que minha segunda-feira fosse melhor. Na hora que vc bebe, tudo parece divertido. Depois, ah, depois...

Depois eu fiquei pensando o que me levou a beber tanto. Não estou fazendo apologia à bebida, mas acho que um porre pode ser necessáro pra gente refletir. Ele serve para zerar, apagar mesmo algumas coisas.

O que eu queria esquecer, ainda não sei. Mas, como diria Milor Fernandes, "quem bebe para esquecer deve ficar realizado no dia em que já não lembra mais pra que é que bebe".

Irma

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Quando o ID começa a gritar....

Segundo a psicologia nossa personalidade é composta por três instâncias: o Id, o Ego e o Superego.  De maneira simplista seria dizer que o Id é o nosso inconsciente egoísta centrado no prazer; o Ego é o prático do dia a dia, que influenciado pelo Id mede a relação custo-benefício; e o Superego é o juiz e fiel depositário de nossos valores morais e sociais.  Ainda segundo Freud o ideal é ter-se um equilíbrio entre os três para termos uma personalidade equilibrada.  E praticamente todos nós sabemos que tal pessoa portadora das três instâncias equilibradas praticamente não existe!



Eu e a Irma estávamos conversando por telefone hoje e ela estava me contando que a Zoe vai trabalhar em Janeiro com um cara: "solteiro, olhos verdes, fortão, com um senso de humor ótimo, 39 aninhos, e bem sucedido profissionalmente... (fatos confirmados com a mesma depois por telefone!).  Eu já comecei a rir e nós duas de sacanagem pra lá e pra cá dizendo o que diríamos pra Zoe fazer!

Eu e as meninas adoramos ter esses papos engraçados por telefone em que deixamos o "demo" sair... É que nem sempre, por causa também de nossos horários malucos temos a oportunidade de conversar ao vivo e a cores.  Aliás, quando combinamos, ultimamente uma de nós acaba furando, né Irma, né Zoe que vinha tomar café hoje???  Mas a própria Irma postará sobre o porquê de ela estar dando alguns bolos.

Bom mas voltando ao assunto ficou realmente engraçado quando eu comecei a falar que um homem assim merece ser assediado no trabalho!  Gente dá muito trabalho se segurar perante tal coisa... E depois, disseram as boas línguas, que o moço em questão é também digamos "dado"... Hahahahaha....

Foi então que meu ID gritou e eu disse: "Se eu fosse ela ia trabalhar sem calcinha... e de vestido!!!"
Nós duas nos matávamos e isso é muito divertido e muito recorrente em amizades femininas sinceras.  Acho muito divertido quando temos liberdade de soltar geral assim.  Até mesmo porque como disse a Irma  ando numa fase tão Zen que achei que o ID tivesse morrido e ido diretamente pro inferno, ainda mais se tratando do meu ID... Conheço minhas perversões... Mas eis que de repente lá estava ele diante de tal possibilidade gritando pra ir sem calcinha e soltar esse inconsciente egoísta que está centrado no prazer!!!!! Dá trabalho, mas tenho quase certeza que deve valer à pena... hummmmm...

Beijocas,

Mari


domingo, 14 de novembro de 2010

O casamento dos M&M

Cá estou eu na minha caminha escrevendo para vocês. Tinha que ser agora!

Acabei de voltar do casamento do Marcelo e da Mariana. Lembram do post Hoje é dia de festa!? Então, hoje foi o grande dia! E foi bem legal!
M&M e Laica
O casamento foi daqueles bem tradicionais, com direto a um monte de padrinhos e madrinhas, araltos, coral e orquestra. Tudo muito bonito.

A Mari estava simplesmente linda! Vestido branco com uma enorme calda, véu longo, buquê de orquídeas lilás. Um luxo!

O Má, além de super emocionado (ele chorou um montão...), também estava lindinho com um lenço e um pin "charmosézimo". E tão contente!

A festa foi divertida, com comidinhas e bebidinhas deliciosas e um DJ bom D+!

O mais legal: o clima! Já fui em muitos casamentos, mas esse, em especial, assim como o chá-bar, tinha uma áurea de amor, amizade e harmonia em torno de tudo e todos.

Os noivos cumpriram o protocolo, passando por todas as mesas e tudo mais. Mas se divertiram pacas também de uma forma verdadeira e expansiva que há muito tempo eu não via em um evento desse tipo.

Quem me conhece sabe que adoro casamentos. Curto tudo! Mas o ritual da igreja é algo que ainda me incomoda. Além de não concordar com algumas posições do padre (mas respeito muito). Ao buscar o significado, descobri que o ato de o pai levar a filha até o noivo tem uma conotação de "estou entregando a minha propriedade". Coisa do passado que ainda se mantém. Claro que só euzinha para lembrar disso, né?

Outras tradições, comuns hoje, vieram de séculos atrás, como por exemplo, a lua de mel. Uma história conta que a lua de mel era, na idade média, um ato de sobrevivência do casamento com rapto, quando o marido mantinha a sua “esposa seqüestrada” escondida, para evitar que ela chamasse os parentes em seu auxílio. Lá eles permaneciam por uma fase da lua e bebiam uma espécie de vinho à base de mel para torná-los mais apaixonados.

Da mesma época vem a onda da noiva do lado esquerdo do noivo: se algum homem tentasse “roubar” a futura esposa do noivo, o rapaz a defenderia com a espada, usando o braço direito para o combate. Mas eu prefiro a que diz que quando a noiva fica no lado esquerdo, afasta o risco da infidelidade... rsrs

Eu, por exemplo, me casaria de vermelho, com véu e buquê de ervas e flores de laranjeiras. Entraria com o meu heroi pelo braço e chamaria todos os meus queridos para "pegar o buquê", que se desfaria no ar, espalhando a mistura em cima dos convidados.

Afinal, vermelho era uma das cores mais usadas no passado, véu é uma referência à deusa Vesta (da honestidade), que, na mitologia greco-romana, era a protetora do lar. As ervas proporcionam uma união segura e as flores de larajeira, uma família numerosa.

Divertido né? O site casadinhos conta mais algumas curiosidades sobre o ritual.

Independentemente do tipo de casamento, se moderno ou tradicional, no papel ou não, na igreja ou na praia, sei lá; o que conta mesmo, é o que tem de sobra no casamento do Má e da Má: amor, respeito, confiança e amizade.

Felicidade aos recém-casados!!!

Um cheiro,
Zoe

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Casamento com homens mais novos

Dados quentinhos divulgados pelo IBGE ontem revelam que cresceu o número de mulheres mais velhas que se casam com homens mais jovens. Gente, não é tudo esse dado? Eu achei. Talvez porque acredite muito no amor com grande diferença de idade e porque torço para que acabe o preconceito contra mulheres mais velhas que escolhem ter como parceiros homens novos. A Zoe até fez um post sobre isso, inclusive.

A pesquisa mostra que 23% das mulheres que se casaram pela primeira vez escolheram parceiros mais jovens. Mulheres entre 30 e 34 anos estão casando com homens de 27. Já as de 40 e 44 juntam as escovas de dentes com maridos de, no máximo, 39 anos. Uma das explicações é que as mulheres estão melhores colocadas no trabalho.

O número de divorciadas que se casam com solteiros também cresceu. Não é o máximo? Homens que nunca se casaram estão topando ir para o altar com mulheres maduras e experientes. Sem medo de ser feliz.

Irma

Quando economizamos no amor....

Nos tornamos mesquinhos e detestáveis!  É quando a generosidade e o bom humor vão pra ralo!




E não acho que seja realmente amor, denomina-se egoísmo.

Talvez eu tenha uma idéia um pouco irreal e utópica do amor.  Mas acho incrível que muitas vezes tratamos muito mal as pessoas que mais merecem o nosso carinho, amor e respeito.  Entre estes geralmente encontram-se: nosso parceiro(a), nossos pais, irmãos(ãs), nossos filhos(as), nossos amigos(as).  Aquelas pessoas que achamos que a intimidade nos dá o direito de esquecer datas importantes, acontecimentos importantes, até mesmo a importância que têm em nossa vida.  E muitas vezes usamos desta intimidade para desculpar ações indesculpáveis, como não retornar telefonemas, não sorrir ao rever, não ir ao aniversário, e o pior: ESQUECER! Que pra mim é o mesmo que indiferença e pra mim a indiferença mata, até mesmo o amor! 

Pois bem vou explicar melhor.  Depois de certa convivência, perdemos o interesse inicial que dá lugar a uma impaciência genuinamente desaforada.  Então começamos a rir sarcasticamente, a desvalorizar as opiniões, sensações; e mesmo o sorriso que antes vinha fácil, fica cada vez mais escasso.  As características que mais nos atraíram no início se tornam nosso martírio e queremos, porque queremos mudar a pessoa e moldá-la às nossas expectativas.

Pra mim isso tudo é sinal de economia de amor.

Não economizar é ligar sempre, sorrir muito com a boca e com os olhos, dar um abraço apertado, rir junto, defender, entender, lembrar sempre que aquela pessoa faz parte das pessoas que você ama muito.  E às vezes só pra ter mais consciência imaginar como se sentiria se aquela pessoa morresse.

Seja muito generoso com o amor, pois o universo sempre o traz de volta one way or another!!!!

Beijocas,

Mari 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quem precisa de psicólogo?




Eu sou ab-so-lu-ta-men-te a favor de terapia. Acho que o Lula e a Dilma poderiam criar o bolsa-psicólogo pra população ter acesso a um tramento digno de saúde. Porém, muita gente é contra sem nunca ter colocado os pés em um consultório.

Tenho uma amiga que acabou de levar um pé na bunda do namorado. O cara terminou o namoro de quase oito anos, sem dar muitas explicações. Ela, depois de ficar mal, claro, sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Graças a Deus! Por outro lado, fico apreensiva quando ela diz pra mim que "não precisa e nunca vai precisar de terapia", sem nunca ter tentado saber como é.

Muita gente tem preconceito e acha que terapia é pra "louco", pra "gay", pra quem está "depressivo", pra quem é "bipolar". Pura bobagem. Terapia é algo caro, muito caro, mas com um retorno garantido. É a chance que a gente tem de cavar coisas que ficam lá no nosso subterrâneo, bem escondido, de descobrir a enfrentar nossos medos, de aprender a perdoar, de tentar mudar conceitos e defeitos. E engana-se muito quem diz que "terapia" é pra quem não tem amigos. Ter amigos é fundamental e indispensável. Mas não substitui terapia. Quem já fez, sabe do que estou falando.

Existem segredos, processos internos que nem pro nosso melhor amigo a gente consegue contar. A terapia tem esse papel de arrancar coisas da gente. Adoro uma cena do filme "A Lula e a Baleia", sobre dois adolescentes que acabam de saber da separação dos pais, na qual um garoto de 16 anos, totalmente avesso a ir psicólogo, acaba aceitando e marca uma sessão. De cara, ele diz que "não tem nada para dizer" para, em seguida, desabar a chorar. E isso é bem comum. Conheço amigos que indiquei para o meu terapeuta que passaram exatamente por essa cena: chorar logo depois de dizer "o que estou fazendo aqui?".

Tudo isso, pra dizer aqui, no blog, que eu gostaria muito que essa minha amiga reavaliasse a ideia de ir a um psicólogo, depois da nossa conversa. Não custa nada marcar uma sessão (a primeira costuma ser de graça) e tirar melhor as conclusões. Quanto ao preço, eu costumo dizer que esse dinheiro é um investimento na gente, como um plano de previdência emocional. Nossa mente agradece!

Irma

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A ciumenta do Paraíso

Queridos e queridas, tenho que confessar: já fui a ciumenta mais terrível de toda a face da Terra. Acho que nem Mari e Irma sabem desse meu passado... Hoje, todos me chamam de Suiça (aquele país neutro, sabem?) por causa do meu bom relacionamento com os "ex-es" e suas namoradas/amigas.

Mas vamos aos fatos!

Dia desses encontrei com um super-ex-namorado. Fazia tempos que não nos falávamos. E claro, a coisa toda veio a tona.

Namoramos quando eu tinha 19 aninhos (faz um tempão...), fui a primeira namorada séria e a única ciumenta desse jeito. E juro, ainda não sei porque fui tão neurótica com ele! A patologia era grave e atingia não só ele, mas a família e os amigos também. Meu apelido era Sargento!!! Que tal?

Eu era daquelas que fazia escândalos na mesa do jantar, saía batendo porta e não deixava ele falar com a melhor amiga, que, por azar dele, morava na frente da sua casa. Por sinal, azar era o nome do garoto: qualquer deslize sem gravidade ou qualquer consequência, eu sempre pegava e, claro, transformava em um grande acontecimento. Foram anos bem animados...

Numa dessas, eu cheguei até a comprar um maço de cigarros da marca que a amiga dele fumava apenas para colher verde. E colhi! Essa é uma das pequenas histórias...

Sinceramente não lembro de quase nada. Mas dei muita risada com as várias que ele contou com o jeito divertido dele de sempre. E disse que ele deveria escrever um livro de auto-ajuda contando todas as histórias e também dando exemplos de como ele deveria ter agido. Afinal, a dinâmica do casal depende das ações do casal, correto? Então a minha insanidade tinha um certo respaldo, né?

O livro seria uma forma de exorcizar tudo e ainda ajudar aos amigos. Ele me disse que tem vários companheiros bem mais jovens que também contam histórias assustadoras! Uau...

Depois de quase 20 anos, pedi desculpas por tudo, mesmo sem lembrar dos "causos", e ainda gostaria de pedir desculpas à família. Aff...

A boa notícia é que o trauma não foi tão grande assim: ele é muito bem casado e tem filhos lindos! Bom né? E mais: me disse também que na época fui o que ele precisava. Dei amizade, carinho, dedicação, amor, companheirismo e auto-controle (palavras dele, ok?).

O mais engraçado é que hoje eu não suportaria uma das minhas pequenas atitudes do passado e tenho certeza de que ele também não. E não sou lá muito ciumenta!!! Vai entender!

Acredito que todo mundo tem o lado A e o lado B. Vale sabermos como cuidamos desses dois lados e equilibramos a balança. Nada fácil, não é?

Um cheiro,
Zoe

domingo, 7 de novembro de 2010

Minha visão a cerca dos homens em geral

Por sugestão de um leitor, que tem um blog super bacana "flush" e que faz comentários super pertinentes vou falar sobre minha visão dos homens!



Creio que na verdade nós todos homens e mulheres estamos passando por uma fase de ajuste de imagem, expectativa em relação a nós mesmos e nosso papel no mundo e em nossos relacionamentos.

Acredito também que a busca pela felicidade, uma idéia na qual se baseia toda a economia e fundamento do capitalismo tem gerado confusões imensas, pois hoje nossas responsabilidades ficam atrás de nossos direitos e com isso uma individuação constante e um individualismo crescente parece tomar conta de toda a sociedade.

As mulheres ganharam muito espaço e voz nos últimos 30 anos e os homens ganharam a oportunidade de terem realmente uma parceira, mas ao contrário do que se esperava isso também gerou muito conflito de imagem, expectativa, direitos e deveres.

Acho que homens e mulheres hoje estão meio perdidos em como e qual papel desempenhar na sociedade, qual exemplo dar e qual seguir, onde exigir e onde perdoar. Minha visão hoje, com mais maturidade é que tanto homens como mulheres tornaram-se extremamente materialistas e individualistas, de maneira geral, o que dificultou deveras um bom ajuste no relacionamento social.

Temos expectativas quase inalcançáveis em relação a nós mesmos e nossos parceiros. As pessoas parecem viver em constante insatisfação e com uma memória distintamente eficaz no que se refere ao negativo e às experiências ruins.

Minha visão do homem hoje em dia é de que ele está perdido. Não sabe mais qual é o seu papel na sociedade.Tornou-se mimado e egoísta. A aparência é muito mais importante que a inteligência ou o sentimento. Sucumbiu ao ter em detrimento do ser. E a mulher está correndo atrás dele e fazendo tudo igual!

Eu sei que está mais parecendo a visão do inferno, e sei também que temos sim muita gente que faz a diferença e procura mudanças positivas e dignas e se rebelam contra esse parâmetro inatingível de beleza e poder. E firmemente acredito que muitas pessoas aprendem as lições e melhoram e que essas transições são necessárias na nossa constante busca de um lugar comum justo e nobre.

E tem muito homem maravilhoso por aí! Legal, inteligente, com senso de humor e bom caráter. Homens a procura de um relacionamento amoroso gostoso, sexy e divertido. Homens que valorizam mais uma boa companhia e um sexo divertido e gostoso do que um corpo perfeito e bonito. Homens que são gentis e gostam de ser agradados e valorizados. Enfim acredito, sem ter uma visão ingênua e infantil, que podemos sim amar e ser amados e encontrar pessoas que estão dispostos a oferecer o que estamos oferecendo, senão até que a morte nos separe enquanto o riso e a alegria perdurar.

Não viver sempre a mesma história depende da gente e de quando mostramos à vida que aprendemos as lições!

Não sei se era bem isso que você esperava A.Marcos, mas essa é minha visão dos homens e das mulheres e do que estamos construindo em nosso mundo e na sociedade. E nunca me esqueço que o trabalho não está terminado, e que estamos em constante aprimoramento.

Beijocas,

Mari

sábado, 6 de novembro de 2010

Inauguração do Ateliê Aquaforte!

Ele tem uma filha talentosa, diretora de teatro aos 25 anos de idade. Já plantou uma árvore na varanda aqui de casa. E, por falta de um, já escreveu dois livros: um de poesia, outro de fotos.

Mesmo tendo seguido à risca a receita das coisas que você deve fazer antes de morrer, ele foi mais longe.
Criou um site próprio de fotos www.cesarnogueira.com.br. Fez exposição de fotos.
De dois anos para cá, ele também se aventurou no ramo da gravura e das aquarelas.
Passou a sonhar mais longe ainda.

Hoje, nesse sábado chuvoso aqui em São Paulo, ele fará a sua primeira exposição de arte, no ateliê que montou com o professor e uma amiga numa casinha bucólica na Pompeia.
Todos são convidados! Com direito a comidinha e bebidinha e muita, muita comemoração.
Porque realizar um sonho não tem preço.

Tim, tim, ao ateliê Aquaforte!
Tim, tim, ao eterno marido César que não cansa nunca de se reinventar e de criar.

Irma

ps. O endereço para quem quiser ir é Rua Francisco Bayardo, 440, Pompeia (no final da rua da padaria Dona Deola, na av. Pompeia, à direita). Eu, Zoe e Mari estaremos lá.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um bom menino

No feriado, eu programei um "almoço di minina" com amigas queridas que não via há tempos. E assim foi até que um amigo em comum ligou e, claro, incluímos o rapaz no nosso encontro.

Obviamente, o assunto "relacionamento" rolou solto. Estávamos com larga vantagem: éramos 4 contra 1, apenas. E foi muito divertido. Após um bom tempo "falando mal dos homens" e rindo muito, meu amigo contra-atacou: "Num é bem assim. Não existem mulheres para os homens, isso sim", afirmou.

E contou alguns dos seus casos... Eu chorei de rir com tanta desgraça alheia! O rapaz é bem apessoado, alto, forte, bem encaminhado profissionalmente, divertido para caramba e ainda por cima romântico!!! Ele é realmente um bom menino.

Mas totalmente sem sorte no quesito amor. Eu brinquei com ele. Disse que tem o dedo podre... Uma amiga, mais íntima, foi além: disse que ele conseguiu transformar uma menina, aflorando o lado negro da garota. Por sinal, esse caso, dentre todos, foi o que me deixou mais surpresa.

O rapaz, totalmente apaixonado pela garota, mas morando na Eslováquia, mandou para ela uma passagem e planejou uma super viagem para os dois na Europa. A garota surtou e, em cima da hora, não foi. Ele ficou com o prejuízo e sem a namorada.

A última é tão trágica quanto essa: de volta ao Brasil, a namorada não quis vir junto. Pediu "um tempo". Ele, compreensivo, entendeu a situação e respeitou a rapariga. Mas ao voltar ao país para resolver a situação, encontrou a menina casada com um rico rapaz local e já grávida. Pode?

Depois dessas e outras histórias trágicas (e cômicas por vezes), tive que concordar com ele. Da mesma forma que nós reclamamos que os homens estão safados, perdidos, não querem nada com nada e tudo mais, os poucos românticos que ainda existem também sofrem. E muito!!!

As mulheres não só conquistaram a independência financeira, mas também a sexual. É fato. Pena que talvez nesse processo, algumas tenham deixado para trás algumas outras coisas...

Meu pai sempre me disse para não confundir liberdade com libertinagem. Eu nunca entendi isso na adolescência. Talvez tenha começado a entender. Sei lá. Mas num dá para julgar né?!

O amor, como já disse uma vez, anda mais do que líquido, anda volátil mesmo. Que pena.

Mas eu não desisto!!! E tenho certeza de que esse meu querido amigo -e todos nós- merecemos ser absolutamente felizes sozinhos ou acompanhados!!!

Um cheiro,
Zoe

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vazio!

Gente amanhã já é quinta feira!  Depois sexta e então um novo final de semana!  O Bom da semana curta e do feriado na terça: preguiça... e no meu caso um pouco de silêncio incorporado!



Pensei mesmo em vários e vários assuntos que quero postar e estou aqui em frente desta máquina querida a horas, já li todos os emails, tentei escrever alguns ( e não consegui!), já li e comentei vários blogs e cá estou dentre tantas coisas que gostaria de me expressar não conseguindo na verdade!

Queria também falar um pouco da eleição da nossa primeira mulher presidente mas creio que o post da Irma espelhou minhas idéias.  Desejo o melhor a nossa presidente e muito sucesso! Ela tem sim seu ar de mulher guerreira!

Pensei em falar sobre ser tia, sobre as mulheres Guerreiras (li muito a respeito!), sobre ser mãe (mesmo não sendo!), sobre as filhas cuidando das mães, sobre resolver os problemas de casa sozinha, pensei, pensei, pensei, mas hoje não vai rolar não pessoal!

Prometo algo legal para o próximo! Vamos interiorizar um pouco!  Vou pensar um pouco mais!  Só uma coisinha que pensei hoje o dia todo: " O mundo e as pessoas estão precisando de mais amor! Há um certo desamor no ar!"

Beijocas,

Mari

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dilma e a falta de marido

Dilma com amigas no colégio Sion, em Minas.
 Aulas de bordado para formar mulheres para casar

Foi só uma mulher ser eleita presidente para a onda machista se manifestar. Desde o domingo, estou colecionando frases preconceituosas contra Dilma. A pérola eu ouvi na segunda de manhã, na academia.

Um senhor descascava o pepino contra o "povão que votou na Dilma". Para concluir a tese de que Dilma é uma péssima escolha, ele disse: "O que esperar de uma mulher que não tem nem marido". Eu, que até ali ouvia atentamente a conversa, tive que me intrometer.

"O senhor está dizendo que uma mulher que não tem marido não é capaz de governar um país, uma empresa?", perguntei.

O cara, que àquela altura estava discursando para uma plateia favorável às suas ideias, ficou surpreso com a minha reação e disparou: "Se ela é sapatão, o azar é dela". Gente, é muita baixaria! Em pleno século 21, ainda tem gente que julga uma mulher por não ter marido. É o armagedon, como diria meu amigo Vitão!

Da biografia de Dilma, o que sabemos é que ela é divorciada e tem uma filha. Se incomodar com o fato de que ela não tem marido é surreal. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é solteiro e nunca, nunca, nunca ouvi alguém dizer que isso era um ponto desfavorável a ele como governante da maior cidade do país. A sociedade continua achando que um homem pode tranquilamente ser solteirão por opção aos 40, 50, 60 anos. Uma mulher de 62 anos, como é o caso de Dilma, não. Até quando?

Ideologias à parte, ficar discutindo sobre a vida pessoal de Dilma, sinceramente, não contribui em nada para o futuro do país. É uma tremenda bobagem. Preconceito. Pior, julgar uma mulher pela falta de homem ao lado dela é tão antiquado quanto chamar perfume de água de cheiro.

Irma

Ir ao cinema sozinha

Sim eu vou! Sim eu adoro! Não, eu não tenho o menor problema com isso. Eu não me sinto solitária. Eu não acho que as pessoas ficam olhando pra mim (pois elas têm coisas mais interessantes pra fazer!) e ficam com dó de mim. E não tenho nenhum outro sentimento negativo, ao contrário, como já disse eu adoro!



E de repente tudo isso é seu! Você pode sentar aonde quiser, do lado que quiser, do lado de quem quiser ou sem ninguém do lado!!! Por algumas horas esse mundo será seu e só seu!

Por que sinceramente detesto comentários no meio do filme! Sou daquelas pessoas que mergulham na história e se tornam a personagem. Então com isso posso ser casada, mãe, magra, feia, linda, comer pouco ou comer muito ou transar com todos os homens maravilhosos que estão lá naquela telona na minha frente!

É a magia do cinema. Mergulhar-se em outra realidade. Então pra falar bem a verdade eu PREFIRO ir ao cinema sozinha! E às vezes faço a tão famosa dobradinha quando tenho muito tempo e disposição e assisto a dois filmes seguidos com um curto intervalo para um cafezinho e um pensamento!

O mais interessante de se fazer as coisas sozinha é que você não precisa se comprometer com nada. Você faz somente o que quer e gosta e se e quando quer! Bom gente tinha que se haverem algumas vantagens.

E depois dá mais tempo pra pensar, pra se interiorizar com suas próprias e individuais idéias e ter conclusões suas! Eu também aprecio uma boa conversa, uma boa discussão, mas às vezes cansa!

Muitas vezes o silêncio é muito bom! E eu gosto de chorar no cinema. Muito! Levo lencinho! Choro com as cenas bregas e previsíveis, com o lugar comum! Eu sou assim "comum". Me identifico!

Portanto se tem alguma dúvida de que precisa estar sempre acompanhada pra ir ao cinema, tire isso da cabeça e o faça na melhor companhia, a sua mesma!!! Hahahah...

Beijocas,

Mari